Saturday, March 29, 2014

Ser saudável até mais não.....

Ando saudável há 3 anos e, um dia, precisei de um atestado da treta, pois nem doente estava.
A pequena mas irritante odisseia na qual acabei derrotado, ou não, de querer um atestadozeco, levou-me aos meandros da gatunice, à ineficácia de um sistema doente e à incompetência de alguns intervenientes e caras deste sistema. Sistema este que me levou à conclusão que, para seres "sócio" do SNS, tens de pagar a tua quota.
O dia começou cedo, precisava somente do atestado preenchido por um médico qualquer, pelo que percebi até, por ventura, um veterinário fazia o trabalho, e na minha lógica das coisas preferi recorrer a um médico de família.
Tendo recentemente mudado para Lisboa, outra vez, Carcavelos mais precisamente, decidi, juntamente com a minha Mãe, ir ao centro de saúde do local de residência. Chego lá, explico que pretendo o atestado preenchido e saber qual a melhor maneira de resolver a situação. Resposta: -Pois, o senhor ainda está inscrito no centro de saúde de Oeiras com a médica de família X e tem de ir lá para poder resolver a situação. OK, siga viagem...
Chego ao centro de saúde de Oeiras, Unidade de saúde Delta e explico novamente a situação e que ainda teria a mesma médica da última vez. Resposta: - Ah e tal, como você não aparece cá há 3 anos deixou de ter médico de família. Meu raciocínio na altura, WTF???
Pelo facto de estar saudável e nunca ter recorrido ao meu médico de família há pelo menos 3 anos, não ter carregado o sistema com consultas desnecessárias ou pedidos de baixa, ou seja por que razão for, fui excluído do clube dos doentes....
Ora, quer dizer que, se não pagas a "Quota de Manutenção" do SNS vais fora, mas se precisares MESMO do raio do médico tens de ir para uma lista de Espera para teres de Novo um médico qualquer de família.
Não percebo, supostamente um médico de família servirá para acompanhar uma pessoa sempre, por uma questão de histórico do doente, certo?
E se um dos membros da família deixa de ir ao Centro de Saúde depois de algum de tempo, cada membro depois tem o seu "médico de família", que raio....
Acho que devem deixar de chamar médicos de família, e passem a ser denominados apenas médicos pessoais...
Conclusão, acabei por ir a uma clínica privada e pagar 25€ pelo atestado preenchido.
Preferi pagar a treta dos 25€ do que estar à espera, sei lá quantos dia, semanas, meses, para me atribuírem um médico e esperar mais outro tanto até ter uma vaga para ter consulta para preencher um atestado da treta e pagar a bela da taxa moderadora.
Que sistema de Saúde nós temos que chantageiam os utentes em ter que ir ao Centro de Saúde periodicamente marcar consulta e Pagar a TAXA para manter o médico atribuído para não acontecer o que se passou comigo????
Ide chular os vossos pais e outros burros que tais que, para pagar quotas, inscrevo-me num clube decente em que pago quotas e, quando quero algo, tenho logo; daí a lógica de pagamento de quotas, ou seja, pagar periodicamente por um serviço pelo qual, quando precisas dele, o tens na hora...
Como dizia o outro: "Ide MAMAR na 5ª pata do cavalo seus mamões, chupistas", pagar a um sistema que incute o receio de perder o que, pela nossa Constituição dita, temos direito: "assistência médica quando necessitamos..."