Tuesday, February 24, 2009

Que Raio.....

Gostava de saber o porquê de tanta coisa acerca da crise?

Que eu me lembre sempre tive dificuldade em pagar todo o tipo de prestações e/ou empréstimos que tenho, e neste momento estou desempregado a viver em casa de meus pais, tal como muitos o fazem...
O mal disto tudo é que já fomos avisados que isto ia acontecer, pelo menos é o que diz Karl Marx no seu livro "O Capital".
Tenho pena de ainda não ter conseguido ler tal tijolo literário, mas acho que a essência da questão é:

- A teoria do cogumelo, ou pirâmide - Temos na base da pirâmide os serviços primários, que incluem a agricultura, pesca e todo o tipo de serviços básicos para uma sociedade subsistir em termos primários;
A seguir temos os serviços secundários na qual suponho eu que se inserem os serviços públicos principais, saúde, justiça, segurança social e afins. Estes ainda conseguem dar algum retorno aos serviços primários pela sua ligação estreita e ás vezes directa, mas dos quais não necessitamos tanto como os serviços primários;
Por fim temos temos os serviços terceários nos quais se incluem a economia bolseira e especulaçóes de mercados, marketing, turismo e prestações de serviços vários (serviços que não beneficiam directa ou indirectamente os serviços primários).
Com o passar dos anos houve sempre mais investimento no último sector, deixando o sector primário cada vez mais fragilizado e claro está que a pirâmide ficou mais a pareçer um cogumelo gigante no qual o caule não aguenta com o topo do dito cujo....
Óbvio que mais dia, menos dia o cogumelo cai e em termos práticos revela-se uma crise na qual estamos profudamente metidos e só com o trabalho e esforço de todos é que alguma vez iremos conseguir sair desta...

Conselhos e reflexões:

Parem de consumir os pequenos luxos dispensáveis, tais como endividarem-se desnecessáriamente em prestações para Tv, leitor de DVD ou Blueray, naquela Playstation porreira ou naquela roupa de marca que custa uma semana de trabalho.....
Evitem de andar de carro até ao centro comercial para depois passarem horas a ver montras de lojas das quais não compram nada, mais vale dar um passeio a pé durante 30 minutos na rua até ao parque ou á praia ( dá mais saúde do que pensam)....
E se ficarem em casa aproveitem e vejam um filme ou metam-se na cama e divirtam-se o melhor que possam, porque segundo dizem as estatísticas 30 min de sexo equivale a uma meia maratona.....

No comments :

Post a Comment