Saturday, May 30, 2009

Poderes e Poderes

Tenho vindo desde da última mensagem publicada a pensar no que iria escrever desta vez.
O que não falta é matéria e vontade de escrever, tenho pena de não ter mais momentos de inspiração genuína em que escrevo sem grande dificuldade e em que na minha opinião a escrita é de leitura leve, compreensível e acima de tudo transmite o quero dizer sem grandes rodeios.
Não sou grande conhecedor de tudo e mais alguma coisa, mas gosto de estar informado acerca de quase tudo e tenho uma opinião ( nem sempre definitiva) acerca de muita coisa que se passa neste mundo vasto.
Ultimamente há certos assuntos que me têm incomodado de certa maneira. Um deles é acerca da influência de poderes Vários têm sobre a força política, e não é só cá em Portugal. Veja-se o exemplo de Itália, como pode um único homem estar a administrar cargos incompatíveis uns com os outros. Berlusconi detém neste momento assim que eu saiba a presidência de um Clube de Futebol, é dono da maior cadeia televisiva de Itália e é 1º Ministro do país, fora outros cargos que agora não me recordo. Ora digam que esta permiscuidade de cargos não é no mínimo um pouco incompatível?
Ainda acreditava em tal coisa no tempo do Hitler e Estaline em que ditaduras Severas, controladoras e manipulativas estavam de certa maneira na "moda", agora num mundo dito livre e Democrático no qual muita gente ainda pensa que vive, não pode haver o controlo de tanto poder numa só pessoa, Ele (Berlusconi) disse há pouco tempo que se estiver a lutar pelos interesses de todos e de os dele também não há conflitos de interesse. Para mim tal afirmação só quer dizer algo, comer as pessoas por estúpidas.
Mas sem alongar muito mais este "pequeno" Grande reparo naquele país onde é centro da instituição religiosa mais manipuladora do mundo e outrora Dona do Mundo Antigo, viro a lente para este País á Beira Mar plantado e muito mal mantido por quase todos os que estiveram no poder para decidir o futuro deste País.
Não tenho Cor ou camisola política, porque não acredito nem nunca acreditei e dificilmente acreditarei que alguém do sistema Político Nacional venha pôr ordem nesta Confusão de Favores, Cunhas, manobras de diversão, empréstimos de valor e de imóveis, terrenos e mais outros tantos elementos que neste momento existem.
Não vejo Um único homem ou mulher na política Nacional que não esteja ou tenha estado implicado em escândalos, negociatas, esquemas de favores, branqueamento de capitais e mais outros tantos elementos que dava uma lista infindável de contornos á lei e quebra da próprias. Ou é o Sócrates com Freeport e mais não sei o quê da licenciatura, é o Portas com os Submarinos e Universidades Modernas, é o Cavaco No tempo de 1º Ministro com suspeitas de ligação ao caso da dona Branca e mais outros tantos casos, é o Santana e a renovação da frota automóvel quase toda e alguns ministros a favorecerem certas entidades, é o Dias Loureiro mais o caso do BPN e SLN e mais outros caldos tantos. Bem a lista de indivíduos continua por aí fora e o mais triste no meio disto tudo é que parece que nada se passa e nem o poder judicial faz algo, talvez porque esteja a ser controlado pelo poder político de quem manda.
Isto tudo para dizer que a memória é curta ou se faz curta por interesses de terceiros que mandam para a impressa um caldo novo para debater e rápido se esquece dos outros todos que se ligam a todos os que directamente ou indirectamente mandam neste país em que as pessoas parecem mais preocupadas em não perder a novela ou o jogo da bola e as notícias que conseguem denegrir o próprio jornalismo em si.
A distracção deste tipo de problemas paga-se caro e sempre da maneira em que menos esperamos.
Porque é que alguns concursos públicos são quase sempre ganhos por empresas monopolistas e que por detrás dessa empresa existe sempre alguém chegado ou mesmo pessoas do governo ligadas a essas empresas, mas que só se sabe depois da obra feita e paga?
Porque raio houve um desinvestimento claro na qualidade de serviços públicos e os serviços privados crescem tanto e ganham milhões de lucro ao ano?
Eu gostava de saber muito o porquê e de algumas vão-se sabendo com o tempo, mas este povo o que gosta é de facilidades, facilitismos e favores, e desta maneira não vamos a lado nenhum porque os que trabalham e mal têm para comer e sustentar a família são os que vão levando essas Bestas ao colo e que de tanto falamos e invejamos.

Tuesday, May 12, 2009

A bela da nossa Língua......

Acho incrível que das poucas heranças de jeito que temos, que é a nossa língua escrita e falada esteja a ser manipulada em detreorimento de certas forças políticas para ver se ganham uns descontos em negociatas da treta com países que nós descobrimos, colonizámos e sem orgulho escravizámos.
Mas isso não serve de desculpa nenhuma para agora mais de 500 anos depois da descoberta do Brasil e afins de mudar o que eu considero um dos direitos mais fundamentais de um dito PORTUGUÊS. A Língua portuguesa não deve estar exposta ao facilitismo e preguiça de quem não a sabe escrever e ler, pois na minha opinião se continuar-mos neste caminho de facilitismos contínuos acabaremos mais por rabiscar do que escrever, pois para mim escrever é uma arte sagrada que está ao alcance de qualquer comum mortal se para tal estiver disposto.
Já não basta a escrita sem nexo que vejo na maior parte dos SMS e dos erros ortográficos demasiados graves para mencionar aqui e uma preguiça em pensar no significado de certas palavras (como Obtuso, que é para lá que esta juventude caminha).
Fico triste de pensar que quando tiver idade para usar fraldas novamente já não saberei identificar mais de metade do português escrito, não porque já não veja a ponta de um corno, mas porque talvez aquilo que encontrarei escrito em todo o lado sejam mais hieróglifos como no tempo dos egípcios do que a estimada língua Portuguesa que a muito custo mas com prazer aprendi a escrever.
Não nego que ás vezes dou com cada pontapé na escrita que Camões deve rebolar no tumulo de tanta agonia, mas tento melhorar todos os dias, infelizmente talvez não seja o suficiente.
Voltando ao assunto dos tais nojentos SMS, em que para se poupar caracteres reduz-se uma palavra a 2 ou3 letras, em que ás vezes tenho tanta dificuldade em ler algumas mensagens que tenho de perguntar o que foi escrito, mas ás vezes não sei se prefiro as abreviaturas (que até estão normalizadas no nosso português), do que ler com cada pontapé e erro que não lembra nem a um analfabeto (sem querer ofender ninguém).
Sei que o problema do analfabetismo é grave, mas as pessoas deviam preocuparem-se em instruírem-se sempre mais um pouco, porque se em vez de irem passear para o centro comercial ou exercerem outro tipo de actividades como verem novelas estupidificantes, lessem um livro (até andam baratos nas feiras) talvez, mas talvez, não houvesse tanta gente a estragar e a pontapear a nossa e de todo o Português uma língua que deve ser estimada e conservada e nunca alterada.
Uma nota para quem se possa sentir ofendido no meio disto, não sou xenófobo nem radicalista ou racista, apenas peço da mesma maneira que outros países pedem lá é que aqui se escreva correctamente a nossa Língua. Aceito que se fale de maneira diferente noutros países de Língua Portuguesa, mas por favor não a queiram estragar para ser mais fácil não dar erros, porque eu gosto da beleza complexa ( não é o mesmo que complicado) que as palavras Portuguesas têm.