Saturday, April 25, 2009

Mais do mesmo.....

Acho estranho ninguém falar da crise em termos gerais, neste período em que no principio do ano afirmaram que iria ser muito complicado para toda a gente, não vejo neste momento nada a ser debatido em lado nenhum....
Vejo sim é os mesmos programas sobre futebol de 2 horas ou mais, telenovelas que enchem a programação televisiva conjuntamente com os programas de Fátima Lopes e afins. Caso não saibam quem manda neste país a par com o governo são as grandes empresas Corporativas, nomes feios de se pronunciar e de fácil interligação a teorias de conspiração; mas os sinais sempre estiveram lá, escondidos num véu de propaganda governamental e Corporativa dizendo que nós é que mandamos e temos poder de escolha sobre a nossa vida. Nada mais errado, pois são eles que injectam no mercado todo o tipo de publicidade e propaganda de produtos variados dizendo que quem os consumir é e será melhor que os outros, diluindo aquilo a que se chama individualidade através de modas e conceitos massivos para o pobre coitado que pouco enxerga estas manobras que se dizem em prol de nós, pena é o efeito ser contrário a tudo o que se diz.
Neste ano vão ser tomadas medidas em que muito nos vão afectar, e a maior parte delas são negativas a algo que pensamos como garantidas, a liberdade e democracia. Conceitos bonitos mas de difícil aplicação numa sociedade regida por um Governo e Corporações controladoras a praticamente todos os níveis, menos num, a Internet. Caso não saibam a infinidade da Net é o último bastião de uma liberdade e democracia em vias de extinção. Talvez pensem que esteja a ser demasiado dramático como nas novelas a quase todos assistem em horário nobre, mas se pensarem um pouco é na Net onde se é ainda permitido ter um canto onde se pode dar a opinião pessoal livremente e sem censura de qualquer tipo, onde existem inúmeras comunidades virtuais onde se debate tudo e todos, onde a um clic de distancia a informação na maior parte das vezes ainda crua nos aparece no monitor, mas ela está lá para quem se interessar por essa informação. Mas infelizmente também é onde existe a pedofilia virtual, as comunidades e sites que apelam a violência seja psicológica ou física em prol de crenças ou outros credos, os vírus e outras tantas coisas que podem prejudicar as pessoas.
Se calhar é o preço da liberdade que temos de pagar por deixarmos as pessoas dizerem o que acham de direito, de expressarem-se da melhor maneira que podem, ou fazerem o que acham melhor para outros, mas no meio desta confusão temos uma escolha em que não pagamos mais para a tomar. Por enquanto nós pagamos somente para ter acesso á Internet e o que se está a planear no parlamento europeu é uma votação na qual querem simplesmente entregar a informação como nós estamos habituados a ter na vastidão da Net como se fosse um canal de televisão.
Pensando bem o que iria isso implicar? Uma fragmentação e consequente atribuição de "pacotes" de Net, quer dizer que para poder-mos além de aceder á Net, tínhamos de pagar algo mais para ir a determinados sítios, comunidades e sites. Isto acabaria com a liberdade de informação como estamos habituados a ter, passariam os ISP´s a ter controlo sobre o que queríamos ver ou aceder, tal como a televisão, só vemos o que está na programação e mesmo com as modernices das Box digitais só vêm aquilo que querem ás horas que querem mas sempre limitados á programação do canal e se mais canais querem mais têm de pagar.
Ora sabemos bem que com a Net não é assim, fazemos o que queremos ás horas que queremos e não existem limites praticamente nenhuns para onde podemos ir em busca do que queremos, Certo? Se concordam é porque se preocupam minimamente com aquilo que estou a escrever e se preocupam-se com o que escrevo é porque acreditam em pelos menos haver um local onde nos podemos exprimir em algum lado onde não nos seja imposto censura e/ou controlo de algum tipo. Podem haver opiniões contrárias aos nossos pensamentos e opiniões e há que respeitá-las, como devem respeitar as que temos, é nessa essência muito básica mas complicada que a democracia e liberdade têm bases e essas bases frágeis estão a ir por terra porque há alguém que pensa que em nome da protecção de direitos que por acaso não são deles, mas sim de quem os faz estão a ser corrompidos.
Espero que percebam o que quero transmitir, pois pode ser algo em que é complicado pensar, dado á nossa situação global e particular, mas depois não digam que não sabiam....

Monday, April 20, 2009

Já passou mais de um mês....

Já lá vai mais de um mês em que nada de novo acontece aqui....
Não sei se é de ter pouco ou muito para escrever que este tempo todo tenho estado em bloqueio criativo, mas tenho sempre algo sobre escrever, pois gosto de estar atento ao maior número de eventos, notícias e acontecimentos em termos gerais ou particulares por este mundo fora.
Relativamente ao que se passa cá dentro pouco tenho a falar, porque sinceramente a mentalidade mesquinha e telenovelesca deste país e governantes é deveras cansativa e desgastante em termos psicológicos e mentais. Passo a explicar, este governo a bem ou a mal tem andado como pode, a crise não ajudou a ninguém é verdade, mas como temos qualidades os defeitos vêm por arrasto e um dos maiores deste cabeça dura do Sócrates é ser teimoso, a mentalidade de que neste ano eleitoral querer fazer propaganda a construções gigantescas nada aconselháveis nestes tempos próximos, só mostra que deve estar noutro mundo paralelo a este. O tempo é de uma certa contenção e sinceramente acho que as maiores prioridades de momento serão mais pôr em ordem a segurança social, a saúde, finanças e justiça, pois isto já anda á demasiado tempo á balda, estou farto de ver processos arquivados e pessoas e empresas a não serem penalizadas pelos crimes cometidos e acima de tudo de as vítimas dos tais não serem justiçadas, pessoas doentes em que não podem ser assistidas e pessoas em que se penhora tudo e todos por míseros 200€.
O sistema financeiro em que estamos inseridos já estava falido no momento em que o puseram em prática, aliás quando este belo plano económico foi estudado tinha uma vida de cerca de 100 anos até entrar em ponto de ruptura e os engenhosos arquitectos que o conceberam sabiam disso, mas como eles iam encher os bolsos e não estariam cá para ver o lindo resultado que isto ia dar, siga para a frente.
Mas esta situação mundial não pode ser desculpa para a inactividade de governos, porque da mesma maneira como se instaurou este sistema pode-se instaurar um melhor e muito menos falível, pena é para alguns capitalistas terem que deixar de ter lucros brutais para poderem fazer a sua vida principesca á parte do resto do mundo. A mim não me cabe na cabeça ter um sistema financeiro e económico no qual funciona principalmente na base da especulação e virtualidade do Dinheiro, a bolsa não passa de um jogo de computadores mundial em que algumas pessoas especulam sobre preços de produtos e empresas.
Sempre soube que um sistema baseado em virtualidade de dinheiro e especulação relativamente a tudo NÃO PODE funcionar de maneira alguma.
Mas chega de economia, porque eu até nem sou grande Economista, o problema deste mundo é a falta de vergonha, princípios e visão social que leva a que isto esteja de pernas para o ar, porque as pessoas lá no fundo o que querem é ter o dinheiro para pagar as prestações, para comprar alguma que viu e gostou. Enquanto mais querem mais têm de trabalhar para as conseguir. É como se fosse uma escravidão voluntária, trabalhamos cada vez mais para poder-mos algum dia ser livres....
E no meio disto tudo conseguimos estragar a única coisa que pensava-mos ter garantida e imutável, este planeta em vivemos e fomos matando ao longo deste tempo todo, e está a ficar tarde demais para dar a volta á situação. Estamos neste momento a ver algumas mudanças em termos ecológicos mas isso serve basicamente de desculpa para esses gigantes Corporativos continuarem a lucrar como sempre. Claro que poderia beneficiar este planeta, mas a tecnologia já existe há muito tempo, o problema sempre foi a vontade de mudar, porque certos interesses são mais prioritários que o planeta que serve de nossa casa, porque se pensarem bem, não temos mais sítio nenhum para onde ir.
Para perceberem um pouco melhor este tema aconselho verem o 11th Hour com o Dicaprio como locutor e produtor deste elucidativo documentário.
Sem muito mais para escrever neste momento espero mais uma vez ter conseguido passar a mensagem sem ser demasiado confuso, pois tenho ainda muito que escrever sobre aquilo que me interessa.