Sunday, March 8, 2009

Distrações estupidificantes

Cada vez que compro tabaco ( sim fumo...) na tabacaria, quiosque ou papelaria, encontro cada vez mais revistas e jornais que me entristecem cada vez que olho para as capas deles....
São ás dezenas as revistas chamadas "cor-de-rosa", jornais desportivos e da treta tais como o Crime, 24 horas e afins.
Ora, na minha sincera opinião acerca deste assunto, o que é que eu tenho a ver se a Elsa raposo trocou de namorado, qual é a toilete de saída de uma senhora qualquer que dizem que é famosa, mas o nome desconheço ou se alguém foi fotografado a dar beijos com quem teoricamente não devia...
Eu sei que nada tenho a ver com isso porque não me afecta directa ou indirectamente na minha vida, pois não é por alguém sair á noite, ser fotografado ou trocar de namorado(a) que me vai interferir nas contas que tenho de pagar ao final do mês. Também elas de certeza que não vão influenciar os juros bancários ou movimentos da Bolsa (algo que também tenho que comentar um dia). Portanto em termos primários sociais o que essa gente sem vida contribuí????
A meu ver nada, a não ser a pura distracção de assuntos mais importantes tais como: Economia do país, segurança, justiça, saúde, etc.
Desporto... Mais precisamente futebol, esse buraco financeiro que deve milhões ao Estado, acho que se pagassem todos o que devem acabava-se de vez o défice. Tanto tempo, escrita e discussão essa modalidade move, dizem que é paixão, gosto e mais alguns sentimentos mais nobres. Dá-me vontade de rir saber que alguém corre com ou atrás de uma bola possa ganhar mais numa semana que eu a trabalhar até á reforma, pena é também não saberem ponta de nada além do bar que está na moda, das marcas que estão na berra e pouco mais.
Além de que eles também alimentam o mercado de revistas que falei á pouco, o que quer dizer que têm dupla distracção em termos gerais ou sociais.
E por fim os jornais nos quais consegue-se ler descrições pormenorizadas acerca de crimes cometidos por paixão ou porque estava com os "copos" e a conversa azedou, além de algumas destas discussões serem de assuntos que já referenciei acima....
E claro que estes pedaços de papel também têm o seu cantinho para os chamados "V.I.P.´s" da esfera do "jet7".
No meio destes artigos de revistas e jornais o que se pode tirar de concreto e útil para uma pessoa???? Pouco ou nada, além das dicas de culinária e palavras cruzadas, pouco mais se aproveita em termos intelectuais para uma pessoa normal. Por isso é que digo que este tipo de literatura é estupidificante.
Porque é que ninguém lê antes um livro ou revista com temas que dêem um pouco mais de liberdade de pensamento e intelecto naquela pouca massa cinzenta que nós utilizamos? Já ninguém lê ou até mesmo vê nada acerca de História, Economia, Filosofia ou até mesmo de Geografia ou de Ciências. Ler e ver algo relacionado com estes assuntos não quer dizer que se tenha de ter um Curso superior para percebê-los. Eu tenho o 9º ano de Escolaridade e daquilo que vejo e já conversei, acho que percebo melhor e mais que muito licenciado que anda por aí.
Por isso Digo a quem teve paciência para ler isto até ao fim, cultivem-se intelectualmente porque dá liberdade e capacidade de raciocínio em muitas coisas da vida que nos afectam e que algumas pessoas mais ditas entendidas no assunto dizem para não se preocuparem com isso.
Pois o saber não ocupa lugar e é uma forma de poder que poucos querem para si próprios.

1 comment :

  1. Numa coisa discordo contigo pá. O tamanho das mamas da Luciana Abreu influenciaram directamente a sua participação no Festival da Canção, o que vais afectar directamente 2 mercados. O mercado discográfico, influêncando futuros lançamentos de cd's, dvd's e outro tipo de produtos dirijido ao seu público alvo; e claro o mercado da saúde, nomeadamente o do silicone clínico para uso cirúrgico, em que o facto de ela namorar com o Yannik Djaló (e sendo ele luso-africano) vai determinar a quantidade de silicone necessário no seu peito em função do tamanho do órgão reprodutor do Yannik.
    Ora aqui tens a prova, pelo menos uns bons milhares de postos de trabalho directamente afectados por uma tal lambisgóia do apelidado "jet-7"...
    1 abraço

    ReplyDelete