Sunday, April 20, 2014

American Hustle Review

American Hustle

A primeira coisa que vemos em "American Hustle" é Christian Bale a arranjar o seu cabelo. Ele interpreta alguém completamente careca no topo, mas com longos cabelos nas laterais, e com a ajuda de um pouco de cola , uns pedaçoes de peruca e um pente, ele organiza-se no espelho e sai para enfrentar o mundo.

É uma estranha mas hipnotizante abertura para o novo filme do diretor David O. Russell, hipnotizante porque não há como tirar os olhos de Bale, que parece horrível , tendo ganho cerca de 27Kg para o papel. E é estranha porque a cena inicial leva o público todo a desrespeitar temporariamente o individuo, quando na verdade ele é o herói. Ele é um indivíduo engenhoso que faz o que precisa de fazer, incluindo cultivar a ilusão de cabelo em que na época de 1970 era a moda dos Penteados e adoração pelo Cabelo.

"American Hustle" é vagamente baseado no escândalo Abscam, uma operação policial do FBI na qual vários políticos em cargos oficiosos foram aliciados com subornos em nome de um xeque árabe falso, o que levou a várias condenações, bem como a acusações injustas feitas pelo FBI .

O filme muda nomes e motivações, acrescenta personagens e altera relacionamentos, mas uma coisa é verdade, o FBI realmente contratou um vigarista profissional para realizar o esquema e esse vigarista é Irving (Bale), um homem das ruas do Bronx (o sotaque de Bale é perfeito). Sua parceira é a amante Sydney (Amy Adams), que esconde o seu próprio passado atrás de um sotaque Inglês elegante. Ambos são movidos por uma necessidade de se reinventar como alguém esplêndido e fascinante, o que os torna essencialmente sonhadores norte-americanos, não apenas vigaristas.

"American Hustle" é o melhor filme de Russell, onde ele encontra a zona ideal de espontaneidade e controle completo. Ele emprega narração e em seguida ela cai quando não é mais necessária. Ele veste Bradley Cooper, como um agente do FBI ambicioso, cabelo com permanente arranjado em casa e uma moda extravagante à anos 70, e dá-lhe a liberdade de agir tão tenso neste filme como em "The Silver Linings Playbook". Grande parte da performance é extrema, ainda que, de acordo com a era, de vulgaridade e excesso.

No entanto, Russell não se inibe de criar um clima dramático quando necessário como na cena em que o agente do FBI tenta recrutar um chefe da máfia. Robert De Niro interpreta o chefe da máfia como um assassino já de idade, intolerante, tendo uma presença ameaçadora pairando como uma nuvem de veneno, seja numa reunião como numa conversa de ocasião. Russell teve sempre um talento para harmonizar a tragédia e a comédia, seriedade e estranheza, tudo dentro de um tom preciso que permite uma ampla gama de emoções e efeitos. Neste filme é mais que visivel essa Caracteristica.

Jennifer Lawrence interpreta a jovem esposa de Irving, Rosalyn, na qual encarna o tom do filme Ela é engraçada e agitada, muitas vezes ao mesmo tempo. Rosalyn, que enganou Irving para se casar com ele, casamento do qual ele não pode escapar, é uma completa idiota que pensa que é brilhante, e um monstro de egoísmo que pensa que ela é que dá tudo na relação. O desempenho de Lawrence permite-nos ver as voltas e reviravoltas dos seus processos de pensamento, enquanto domina um sotaque oriental Americano e a atitude de mulherzinha, que costuma ser a  antítese dos seus papéis habituais. Ela é notável.

Mas são Adams e Bale o coração e a alma do filme, os bandidos honrados em um mar de tubarões, o verdadeiro núcleo do filme no qual gira à sua volta toda a loucura. Adams, que passa o filme em blusas e vestidos decotados dos anos 70, é especialmente mordaz na interpretação de uma pessoa inteligente com o mínimo de poder e com mais a perder. É fascinante observá-la planear o seu caminho mesmo estando por baixo. E Bale mostra um grande sentimento reprimido nas suas cenas com o bondoso prefeito de Nova Jersey (Jeremy Renner), cuja vida, Irving é forçada a destroçar.

A recriação da década de 1970 vai agradar a todos e sim, era uma época de excessos e imoralismos. No entanto, os anos 70 eram como os de 20, em que anos mais tarde, pode-se olhar e conhecer a década, em que nem tudo era assim. A cena disco, em particular, é como uma viagem no tempo, não apenas com o vestuário certo, mas também a coreografia, que recria o que normalmente se via num sábado à noite: pessoas dançando em linha, em que todas as pessoas fazem o mesmo movimento várias vezes, revolvendo os dois punhos em círculo e, em seguida, batendo palmas.

"American Hustle" consegue recriar o ambiente da época e ao mesmo tempo envolver-nos numa história em que os personagens são tridimensionais, além de toda a dinâmica entre eles ser executada praticamente na perfeição. É sem dúvida um dos melhores filmes que podemos assistir no ano de 2013. Não foi por acaso que teve nomeações para os Óscares nas categorias Principais, tais como melhor filme, melhores actores principais e secundários.


Nota 8.5/10

No comments :

Post a Comment