Monday, April 14, 2014

Ghost in the Shell Review

Sinopse

A algumas décadas dos dias de hoje, as nações foram substituídas por cidades-estado e mega-corporações  e o mundo está interligado por uma vasta rede de computadores ( imaginem só ) . No Japão deste novo mundo, a Secção 9, uma divisão secreta da polícia japonesa, investiga crimes cibernéticos e crimes cometidos por robôs descontrolados. A história segue a Major Motoko Kusanagi da Secção 9 e seu parceiro Bateau numa investigação sobre, o que a princípio parece ser um hacker conhecido como o Puppet Master, que é especializado na implantação de falsas memórias em pessoas inocentes e em manipulá-las para fazer o seu trabalho sujo. Como se percebe mais tarde, o personagem misterioso que tem vindo a operar nos bastidores e é, aparentemente, um programa de IA, de código Projecto 2501, que tornou-se consciente e está em busca de asilo na Secção 9. Mas a agência do governo que criou a IA não irá deixá-la escapar, além de permanecer um mistério o porquê de o Puppet Master procurar a Major Kusanagi, ou o que ele pretende fazer com ela.

Review resumida

Apesar de "Ghost in the Shell" ser um desvio da Manga de Masamune Shirow sobre a  história em que se baseia, o director Mamoru Oshii construíu um filme reservado e filosófico sobre o significado da mente e os efeitos da tecnologia sobre a alma. Ele estabelece uma intrínseca trama política num tom obscuro, dominado num mundo povoado por personagens duras questionando sua humanidade, explicando num modo simples. Inegavelmente com visuais deslumbrantes, animação fluída,  uma arte incrivelmente detalhada, juntamente com uma banda sonora abstracta mas impressionante completam este magnifico quadro.

Tal como acontece em muitos filmes com uma forte visão, os pontos fortes são as suas fraquezas aos olhos de alguns espectadores, e se achar que é cativante ou decepcionante irá depender inteiramente do seu gosto. Em ambos os casos, porém, "Ghost in the Shell" é um filme impressionante.

Nota 10/10


Recomendações relacionadas

Primeiro de tudo , a sequela , "Innocence", é tudo o que este filme é polido ao extremo. Há também uma série de TV "Ghost in the Shell Stand Alone Complex", "Ghost in the Shell S.A.C. 2nd Gig Individual Eleven" e um filmes relacionados que são muito mais fiéis ao original de Shirow , e, portanto, menos filosófico e, mais do que este filme, orientado para a acção. Este filme tem mais em comum com outro dos filmes do director Mamoru Oshii , "Jin-Rô".

Notas e Curiosidades

"Ghost in the Shell" foi lançado nos cinemas nos EUA e Japão simultaneamente. Na verdade, a versão dobrada também foi lançada em vídeo no Japão, com legendas em japonês.

Enquanto a sequela, "Innocence", segue este enredo, a série de TV "Stand Alone Complex", "Stand Alone Complex: Individual Eleven" e filmes relacionados não estão directamente relacionados, têm muito mais a ver com a Manga original do que os filmes.

Uma nota sobre o director,  Mamoru Oshii , agora um renomeado director de anime , tem estado a trabalhar desde os anos 80 , trazendo um toque surreal a partes da comédia "Urusei Yatsura" , entre outros projectos. O seu estilo, desde então, se solidificou-se em tons dramáticos, reservados, histórias complexas, como este filme, simbolizadas mais tarde por seu trabalho "Jin-Rô", que é, em muitos aspectos a mesma história como "Ghost in the Shell" mas em um cenário diferente.

A segunda nota sobre o título, apesar de " Ghost in the Shell " ser o título Inglês e o título japonês "Koukaku Kidoutai" significar "Mobile Armored Tactical Group", será mais correto dizer que o título será uma conjugação de ambos. Na capa da Mangá original e no filme, os dois títulos estão escritos ( mesmo nas versões japonesas originais ),  provavelmente pode dizer-se que qualquer um dos dois é o título - particularmente o título japonês que usa alguns caracteres obscuros.

Uma terceira nota , sobre o jogo de vídeo : O jogo na 1ª PlayStation com o mesmo nome é digno de nota, uma vez que incluía várias sequências de animação reais. Além disso, a animação não foi retirada a partir deste filme, foi criada especificamente para o jogo. O que é realmente interessante é que a animação e personagens do jogo são fiéis à Manga original de Shirow, a arte parece de Shirow e os personagens têm todas as personalidades que se fizeram nas Mangas (embora a jogabilidade seja de qualidade discutível) .


Lançamento do filme no Japão - 18/11/1995
Género - Cyberpunk Drama
Duração - 88 Minutos
Director: Mamoru Oshii
Site Oficial

No comments :

Post a Comment